sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ESSE CARA SOU EU




A última música do Roberto Carlos tem agradado ao público, mas suscitado discussões. Ela é tema na novela das 21:00h e, portanto, excessivamente executada na trama e nas rádios.
Gosto muito da letra e também da melodia. É uma música romântica que traduz o sentimento de toda mulher romântica.
Destaco da letra os trechos que dizem: “...Está do seu lado pro que der e vier”...(companheiro, cúmplice), “...Seu melhor amigo...”(a amizade vem antes do amor; é ela que fundamenta e justifica muitas vezes uma relação),“...O cara que ama você do seu jeito...”(aceitação, compreensão)“...Que enxuga seu pranto quando você chora...” (solidário, protetor, amigo)“....O cara que sempre te espera sorrindo...” (que valoriza o ser amado, que demonstra sentimentos, amizade) e “...Que abre a porta do carro quando você vem vindo...”(educado, gentil, cavalheiro)





Não importa! Quem está à procura do seu príncipe (ou já achou) quer sempre a mesma coisa: romantismo acima de tudo.
Um relacionamento amoroso é composto de muitos nuances, mas o fundamental é ter romantismo, por que é isso que dá a graça na relação, o charme, a mantém viva.
Mesmo as mulheres mais independentes gostam de ser mimadas, paparicadas, protegidas...
E por que esse romantismo, muitas vezes, só acontece durante o namoro e/ou noivado? Por que acaba quando chegam ao casamento?
Outro dia, eu estava à mesa com meu irmão e sua noiva. Estão juntos há bastante tempo e ele sempre foi um lord com ela (como costuma ser com as mulheres em geral, diga-se de passagem).
Ele foi servi-la e ela se apressou em servir-se. Percebi que ela fez isso por amor, por delicadeza, por não querer atarefá-lo ainda mais. Eu, então, comentei bem humorada, que ela deveria aproveitar enquanto ele ainda faz isso, por que depois de casados, a coisa certamente irá mudar.
Ela me olhou com surpresa e depois olhou para ele de volta, meio assustada. Ele apenas sorriu, entendendo a brincadeira e o quanto de verdade existe nessa observação de um casal.




Com aquela expressão ela parecia nos dizer que nunca tinha pensado que ele algum dia mudaria esse jeito tão romântico, delicado e gentil de ser. Parecia que nunca tinha lhe passado pela cabeça que ele pudessem ter uma relação diferente daquela que têm tido todos esses anos, como se ficassem congelados no tempo de namoro e noivado, com suas personalidades estáticas, sempre iguais (me lembrei agora do filme “A vida em preto e branco”, em que tudo é sempre lindo, previsível e ingênuo).
Mas voltando à pergunta: o que muda depois do casamento, para que o romantismo se perca? É uma pergunta velha, batida e tem muitas respostas. Os casados certamente falarão com mais segurança de algo que conhecem, mas penso que qualquer pessoa está apta a ter um parecer, um diagnóstico, apenas observando os outros.

O que todos dizem é que a rotina, a falta de novidades, a conquista que já foi feita, a intensa convivência, tudo isso faz com que não haja mais interesse em cercar o parceiro/a, a relação em si, de cuidados. É como se o romantismo fosse uma bobagem.
Mas, o que é o romantismo, afinal? Busquei na internet uma forma de defini-lo e encontrei dicas que achei interessantes:
Como ser romântico: 1. Seja criativo na hora de personalizar um gesto. Um dos instrumentos mais eficazes de romance é conhecer verdadeiramente seu parceiro. Descubra o que ele ou ela gosta e quer. Quanto mais você souber, mais você poderá personalizar o romance. Rosas vermelhas no dia dos namorados pode ser tradicional, mas raramente são românticos, especialmente se você comprar as mesmas rosas vermelhas todos os anos. Em vez disso, tente personalizar o gesto, não apenas num feriado. 2. Arrume tempo para ficarem sozinhos. Um romance precisa de um tempo para o casal, longe da rotina e pressões diárias. É possível ser romântico em uma casa cheia de crianças, mas é necessário mais trabalho. Às vezes, você só precisa sair de casa e passar o tempo conversando e tocando um ao outro.
3. Considere um pouco de competição. Quem é a pessoa mais romântica na sua relação? É você ou o seu cônjuge? Se você precisa insuflar o romance, experimente um pouco de competição. Crie planos e presentes para estarem juntos e compitam para ver quem tem a melhor idéia. Não deixe que a concorrência ser muito acirrada, mas lembre-se que um pouco de competição pode ser saudável e você pode ficar mais motivados a ser romântico. 4. Seja sincero. Se você não sentir romance, não tente fingir. A falta de sinceridade é mais desoladora do que o desinteresse. Seja justo com a pessoa em sua vida sendo sincero no seu romance. Não faça coisas que você não sente só porque você acha que deve. Qualquer um pode ser romântico. Se você ama seu parceiro e quer mostrar o quanto, considere seguir estes passos. Adicione um pouco de romance ao seu relacionamento e você pode reacender a chama”. (Fátima Calado)




Assim, podemos perceber que não é difícil fazer pequenos agrados no dia-a-dia, surpreender e valorizar quem você gosta. Isso aproxima um casal. Quando um dos dois não é assim e o outro é, é necessário a conversa, por que quem é romântico se ressente de ser sempre ele a agradar o parceiro e nunca receber nada. A troca faz parte. É como se a pessoa que recebe e não tem iniciativa, nem mesmo para corresponder, não desse a devida importância ao outro. É como se passasse essa mensagem, através da ausência de um ato mais generoso, delicado. Talvez demonstre seu amor de outras formas, mas o romantismo deveria fazer parte de toda relação.
E nunca acabar...