quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012




Ontem eu estava parada num semáforo e, na minha frente, um carro com propaganda política. Uma foto do candidato a prefeito, a legenda do partido e uma foto do candidato a vereador.
O nome do tal candidato a vereador é, simplesmente, Clonny. Mas de quem?! Me pergunto eu...
Passei o restante do trajeto pensando nisso, nessa estranheza que os nomes que surgem agora nos causam. Assistir ao horário político é até divertido hoje em dia.
Você conhece o Pézão? Não? E o Pezinho? (não é o do teste) São candidatos! Ainda dentro dos superlativos e diminutivos, temos o Renatinho, o Roninho, Jorginho...
Mas a Elis Regina você conhece, a cantora. E a Elis Rejane, candidata a vereadora?


Tem nomes estranhos como "Vina da Caverna" (fiquei um bom tempo pensando e tentando descobrir por que esse 'da caverna'...meio assustador, né?) ou Analto “Pereba” ?(como se 'Analto' já não fosse suficiente...) E ainda tem o “Darci chutando o balde”! Mais estranho que isso...
Tem muitos que usam seus apelidos como “Forte”, “Preta”, “Queixinho”...(esse último entrou e saiu da lista dos diminutivos lá de cima. Não sabia em que categoria deveria encaixá-lo...) e ainda um interessante, o “Preto Especial”!
Tem nomes inesquecíveis, como “Phernanda”. Isso mesmo! Com PH!!


Tem aqueles que apelam principalmente para o lado emotivo dos eleitores. Uma aparece na TV com seu cachorro ( ela defende a causa animal), outra com o filho (?) deficiente físico. Temos também dois deficientes visuais. Temos negros e até...uma índia e um cacique!!
Tem aquelas que também apelam para o lado familiar, sentimental, como Vilma a “mãe” dos surfistas, “Vovó” Laura, “Vó” Wilma, “Dona” Edula...
Mas, a grande maioria mesmo, se aproveita dos conhecidos que faz através da profissão e 'agrega' ao nome desconhecido e simples. Sendo assim, temos a Patrícia do Posto de Saúde (é importante não esquecer de qual. Vai que vota na Patrícia errada?), Samuel do Táxi, Valmor da Comcap, Júlio Vargas da barbearia (será que tem mais de um Júlio nessa barbearia?) e, por falar nisso, como lembrar, na hora de votar, qual é o candidato certo, se temos o “Professor Ricardo”, o “Mano Ricardo” e o “Doutor Ricardo”? Tem ainda a Glória do Panorama (Panorama é um conjunto residencial, financiado pela empresa que eu trabalho. Ahá! Esse eu sei, viu?) ou então o “Maçan (?!) Sidi (?!) do Posto” (esse, como esquecer?)


Nessa enxurrada temos muitos professores (contei uns 12 mais ou menos), médicos (Dr. Isso, Dr. Aquilo), delegados, religiosos (muitos pastores...mas tem também a “irmã” Salete. Ôpa! Será que essa não seria da categoria “familiar”?), Ton "Vigilante”, Renato Geske "da Fármacia", alguns soldados e até um coronel! Esse fiquei na dúvida de enquadrá-lo na categoria das Patentes ou se na categoria dos apelidos, ou ainda na das emoções, pois o nome dele é...Coronel Paixão!
Tem até aqueles que acreditam no seu taco, a turma do “já ganhou”, como a “Aninha Vereadora”( tudo bem, essa deve querer se reeleger. Especial atenção com essa categoria, hein?)

E, quase por último, o patriótico “Brasil”!

Mas, aquele que não poderia faltar e em quem depositamos todas as fichas:
“Salvador”...



Um comentário: