terça-feira, 31 de julho de 2012

DELICADEZAS




Gosto de delicadezas.

Pode-se pensar que todos gostam, mas não é assim. Há aqueles que nem percebem!

Há os que não retribuem e há os que ignoram. Há os que se sensibilizam e há os que nos surpreendem.


Mas que tipo de delicadeza?

De todo tipo, mas principalmente aquelas diárias, aquelas que tornam um dia mais alegre só por receber um carinho.

Mandar um cartão por e-mail, pelo correio ou pessoalmente. Deixar um bilhetinho em lugares inesperados. Levar um doce, uma flor ou algo de que sabe que o outro irá gostar.


Pequenas gentilezas do dia a dia, que deixam a pessoa com aquele sorriso gostoso no rosto só de se saber lembrada, só de se saber querida.

As delicadezas são mais do que apenas mimos, mas também procurar não constranger, ser discreto em qualquer situação. Isso não tem preço!


Na delicadeza inclui-se levar algo para o outro, quando for visitá-lo. Estender a mão, não apenas para receber, mas para doar, coisa que poucos sabem fazer.

A delicadeza é dos gestos, mas também dos pensamentos. Não adianta um sorriso para esconder pensamentos ruins. Como a gente se sente bem quando pensa bem de alguém, quando o admira, não é mesmo?

E por que não demonstrar?


O que leva uma pessoa a nem agradecer quando recebe uma gentileza? Distração? Falta de educação? De sensibilidade? Egoísmo? Orgulho?

Mas quer sentimento mais bonito do que a gratidão?

Num mundo ideal, harmônico, as pessoas são sensíveis, se preocupam umas com as outras...


Significado de Delicadeza no dicionário: s.f. Qualidade do que é delicado. Fineza, gentileza, amabilidade. Debilidade, fraqueza, fragilidade.

Sinônimos de Delicadeza : afabilidade, amabilidade, atenção, cortesia, educação, gentileza, graciosidade e obséquio.

Acho que delicadeza é tudo isso mesmo, mas, para mim, a palavra que melhor a define é atenção.

Essa atenção não tem nada a ver com carência, mas com o preocupar-se com o outro, ser atencioso. Não é o outro que busca a atenção, mas nós que queremos dá-la, por achar o outro especial, digno de recebê-la.


Existe diferença entre ser educado e ser delicado. O educado muitas vezes faz por uma imposição sua mesmo ou de outrem, por uma conveniência, por ser o que esperam dele. Muitas vezes o gesto é mecânico, não do coração. O educado pode ser autêntico, mas nem sempre há autenticidade num gesto educado. O delicado vai além, por que faz espontâneamente.

A delicadeza exige, antes de tudo, sensibilidade. É sutil. É elegante.

"Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza." (Clarice Lispector)



Nenhum comentário:

Postar um comentário