sexta-feira, 2 de março de 2012

TER CORAGEM


Coragem é uma qualidade rara e muito apreciada.
Mas o que faz com que uma pessoa seja mais ou menos corajosa? O que a motiva?
Acredito que existam pessoas que, a primeira vista, sejam consideradas corajosas, quando na verdade são inconsequentes. Elas se atiram sem rede de proteção, ao sabor do acaso, só pra ver no que dá. É quase um impulso, sem medir consequências.

Outras, avaliam (mesmo que rapidamente) uma situação e decidem tomar a decisão mais difícil, mas que para elas é a saída honrosa, a única opção possível para ficarem em paz com suas consciências.
Uma mãe, por exemplo, que veja seu filho em perigo. Se for mesmo uma mãe, de verdade, ela poderá ter atitudes, atos, de coragem extremos, pondo sua própria vida em risco, mas que as pessoas chamam de instinto. Seja instintivo ou não, não há dúvidas de que exista coragem nisso.

As cenas constantes de protestos na TV, que vemos com tanta frequencia, demonstram muitos atos de coragem, de enfrentamento ao poder, a algo maior do que eles. Eles ousam protestar.
O corajoso é ousado.
É destemido, mesmo quando sente medo.
É digno por assumir aquilo que quer, de lutar pelo seu ideal.
É íntegro, porque procura fazer o que considera certo.

Como é emblemática a cena de um protestante sendo arrastado pela polícia. Como isso nos impacta, de ver aquela pessoa ferrenha em sua crença.
Os líderes costumam ser corajosos, raras as excessões. Os pacifistas muito mais, pois tem algo mais forte que os move: um ideal.
Mas há também aquela coragem que não tem a ver com atos de bravura, de arrojo, de heroísmo.
É aquela coragem discreta, nascida da necessidade, que muita vezes nem a pessoa sabia que tinha.
É a coragem pra superar uma característica como a timidez, por exemplo.
É a coragem de ser honesto, de precisar de dinheiro, ter acesso, mas saber que aquilo não é seu.
A coragem de mudar coisas pequenas, como hábitos e rotinas.
É a coragem de mudar toda sua vida.

O que nos move na coragem é, sem dúvida, um limiar. Quando chegamos ao limite de uma situação, isso nos impulsiona pra mudança e nasce a coragem.
Depois que superamos a situação, e demonstramos coragem, muitas vezes surpreendendo a nós mesmos, sentimos um imenso alívio e orgulho de ser quem somos.
Essa satisfação se origina na superação, pois quem é corajoso se torna mestre em superar os desafios, os limites.
A coragem é uma qualidade muito admirada, muito ambicionada, mas também muito difícil de se obter, porque a pessoa precisa querer. Não basta desejar, mas tem que haver o esforço na sua conquista.
Também é uma decisão, porque a pessoa precisa decidir o que fazer. Mesmo que rapidamente, mas é ela quem decide.

Coragem e medo são antagônicos, por que mesmo que a pessoa sinta medo, a coragem é mais forte. Só é corajoso quem supera seus medos. Eles podem estar paralelos, mas se a pessoa demonstrou coragem, foi porque a coragem venceu o medo.
A pessoa corajosa é ativa, é confiante, pois sabe que tem recursos internos, tem capacidades acima da média, pois supera seu principal adversário: o medo.

E é daí que surge a admiração alheia (e, às vezes, dela própria), pois o medo é um sentimento muito forte, que paralisa as pessoas. Quem luta com ele e o vence, demonstra ser um forte.
Há pessoas que nascem corajosas, que tem isso como característica principal. Mas há também aqueles que a adquirem, pois se a exerceram mesmo que em um momento sem outra alternativa, se acostumam e se tornam mais confiantes de que “sim, eles podem”!
Enfim, pra ser corajoso é preciso TER CORAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário