segunda-feira, 30 de julho de 2012

ETERNIZAR UM MOMENTO


Todos que me conhecem sabem o quanto gosto de fotografias. Já é quase minha marca registrada: um livro numa mão e uma máquina fotográfica na outra. São ítens dos quais não me separo quase nunca.

Dos livros, me lembro que gostava desde que me dei conta de que era gente, mas das fotografias, não me lembro quando começou minha paixão.

Para mim, fotos tem o condão de congelar um instante, de eternizar um momento. Assim, estou sempre com uma máquina na bolsa, por que gosto de estar preparada para quando não me contentar em registrar apenas com os olhos.


É muito interessante para acompanhar o desenvolvimento de uma criança, por exemplo. As nossas diversas fases de vida também ficam ali registradas e eternizadas.

Através das fotos, conseguimos capturar uma emoção ou mesmo uma situação que jamais se repetirá.


Através das fotos, conhecemos pessoas que faleceram ou que estão distantes.

Através das fotos, revivemos alegrias e tristezas, momentos marcantes ou até amenizamos saudades insuperáveis.

Através das fotos, conhecemos muitos momentos de histórias pessoais ou mundial.

Através das fotos, muitos saem da obscuridade, do anonimato, para a fama.

Através das fotos conseguimos presentificar aquele momento, aquelas pessoas, aquela situação.

Ao olharmos para uma foto, nossa mente viaja, nossa imaginação se acelera.


Fotos conseguem que emoções venham à tona, emerjam, de nosso mais profundo sentimento.

Muitas pessoas não gostam de posar para as lentes de quem quer que seja e há outros que fazem qualquer coisa por um clic.

Por que não querem sair em uma foto? Timidez? Ou excesso de perfeccionismo? Problemas com a auto imagem? Os motivos variam, mas nos fazem refletir mais detidamente sobre esse assunto.


E os que querem sair em fotos a qualquer preço? Vaidade? Ou apenas o desejo de congelar o seu momento?

Nunca tive problemas em sair em fotos, mesmo nas fases mais desfavoráveis. Um ângulo resolve tudo. O importante pra mim sempre foi guardar aquele momento de alguma forma. Mas gosto muito mais de fotografar, por que vejo ângulos que os outros não perceberam. Isso envolve não só observação, mas sensibilidade também. E é aí que reside o bom fotógrafo: a sensibilidade para perceber não só os ângulos, mas o que aquela situação traduz.

Quer fotografar bem uma criança ou animal? Deixe-os espontâneos. Nada pior do que uma criança 'engessada' pela lente exigente do fotógrafo, que não percebe a delícia que é um sorriso espontaneamente infantil. Faça-a rir e terá a foto mais gostosa de se olhar e embevecer. Ou então, fotografe-a sem ela perceber, em momentos absortos de felicidade ou concentração.

Seduza seu fotografado para que ele revele seu melhor ângulo e demonstre naturalidade, como se fizesse isso o tempo todo. Converse com ele enquanto fotografa, por que assim ele irá se soltando e tudo fica mais descontraído. Não se torna uma tortura ficar parado em frente à câmera. Tem pessoas que levam séculos para conseguir enquadrar e finalmente clicar. Isso deixa os modelos ansiosos e irritados.


Gosto de fotografar não só pessoas, mas principalmente paisagens e coisas inusitadas.

Que delícia poder registrar aquele nascer ou pôr-de-sol que nunca mais se repetirá, mesmo que o sol nasça todos os dias. Nenhum será, jamais, igual. Nossa memória é falha, não conseguimos guardar tudo, mesmo por que o cérebro é seletivo e se desfaz do que não é essencial.


Há fotos que nos levam às gargalhadas não é mesmo? Principalmente as antigas, por causa da moda da época. As dos anos 70 são as mais divertidas! Em outras, a risada se dá por conta das poses, muitas vezes involuntárias. Há aquelas que se tornam uma ilusão de ótica, por causa da mistura de braços, pernas, cabeças e nada é o que parece ser.

Mas as fotos que mais nos impressionam são aquelas que não se precisa de nenhuma palavra, apenas a imagem nos traduz o que o autor quis dizer.

Perceba, nestas sequencia de fotos que selecionei abaixo, como isso é verdadeiro e todos os sentimentos e emoções que elas despertam em ti.


Como se diz por aí, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário