quinta-feira, 14 de junho de 2012

PERRENGUES





Lendo o texto abaixo, hoje, na coluna do Paulo Alceu, um jornalista muito conhecido por aqui, me suscitou essa crônica.

VOCÊ QUER ENFARTAR? 14-06-2012


É isso mesmo! Você quer enfartar, perder o humor, a paciência? Então faça hoje mesmo o seu cartão CLUBE ANGELONI e aguarde o seu cartão vencer. Entendam o caso: meu cartão venceu no mês 04/12. Simplesmente acabou o mês, acabou o cartão! No dia 1º do mês seguinte não adianta que não funciona mais! Se estivéssemos falando de empresas organizadas, antes do bloqueio definitivo do cartão eu receberia um comunicado alertando sobre o vencimento do cartão e, que em breve receberia um novo juntamente com o “cartão adicional”. Mas, como a coisa não é organizada, ninguém fez contato, até que resolvi ir até a loja do Supermercado Angeloni (Ivo Silveira), me dirigi ao balcão do tal CLUBE ANGELONI, onde fui informado que EU deveria ligar para o nº 4004-1481. Voltei pra casa sem cartão e no dia seguinte liguei para tal nº, pedi o novo cartão e me deram 15 DIAS de prazo para recebê-lo EM CASA, para onde a fatura é enviada todos os meses. Agora começa uma nova fase de relacionamento empresa x cliente. Bom, com o nº de rastreamento, vi que os Correios, fizeram a 1ª tentativa de entrega, detalhe, não havia ninguém em casa. Fizeram então, a 2ª tentativa e não foi entregue pelo mesmo motivo. Eu trabalho das 13 às 19 horas e o carteiro só nos dá a honra de sua visita à tarde. Será que tenho que reservar um dia da semana para agendar a visita do carteiro? Mas, também, não deixou um aviso na caixinha que passou por ali e que eu buscasse minha correspondência na agência. Então, foi feita a 3ª tentativa, EU não estava em casa. Imediatamente no dia seguinte fui até a agência do Correio e o cidadão me diz que a correspondência já havia retornado ao remetente por motivo de SEGURANÇA.
Eles não esperam nem um dia a mais. Retorno então a ligação para aquele nº de telefone do CLUBE ANGELONI, e a atendente me diz que como foram feitas as tentativas de entrega e eu não me encontrava em casa, eu deveria solicitar a emissão de um novo cartão e aquele que retornou seria bloqueado e sugeriu que eu colocasse o endereço comercial. Aceita a sugestão, troquei meu endereço para o comercial e novo prazo me foi dado (15 dias). Notem que já estou no segundo cartão. O mês de maio acabou e eu continuo sem cartão. Já estamos no dia 11 de junho e acabo de receber, agora a pouco, a tal correspondência guardada de toda SEGURANÇA e sem o cartão adicional! Mas que tal SEGURANÇA é essa que quem a recebeu não fui eu e sim um terceiro que não conheço.
Por que então a correspondência não foi enviada para a loja do CLUBE ANGELONI, onde fiz o cartão? Será que é tão perigoso enviar para a loja? Recebido o cartão, liguei para fazer o desbloqueio, depois de tantos disque 1, disque 2, nº do CPF, nome da mãe, etc., consegui falar com a atendente, que por motivo de SEGURANÇA me fez mais um monte de perguntas que pacientemente as respondi. Ao final, após todas as perguntas respondidas, a atendente me informa que o cartão que acabo de receber é aquele primeiro que foi devolvido e, que ele não poderia ser ativado e que EU deveria solicitar um novo cartão (o terceiro) e, pacientemente aguardar mais 15 dias para recebê-lo. E aí, o que devo fazer? Só me resta manter em dia meus exames cardiológicos, não é?

Edson Prazeres / São José “



A “saga” desse pobre homem me fez lembrar de outra pessoa: EU mesma!
Quantas vezes passei por percalços desse tipo? E minha indignação e forma de narrar é quase idêntica!
Fico abismada que essas empresas além de criarem um problema pra gente, ainda se achem com razão! Eles se comportam de uma maneira que me deixa chocada, por que tratam desses absurdos como se isso fosse uma coisa 'normal', uma coisa natural. Os atendentes fazem um ar blaisè quando, meio enfastiados, tem que nos explicar situações inexplicáveis!


Acho que o que me surpreende é que é um raciocínio lógico, óbvio, e as pessoas que trabalham com isso NÃO vêem!
Eles (empresas) criam uma 'burrocracia' que atrapalha a vida do cidadão comum e que traz muitos transtornos, principalmente de perda de tempo.

Tá certo que, no caso desse homem, ele foi um pouco lento em algumas atitudes, não conseguiu prever, se pró-ativo, ou nunca passou por isso. Às vezes, a gente é que precisa ser prático e ir cortando os caminhos, prevendo situações, pra não se incomodar. Mas, realmente, o que me deixa muito perplexa é que, além de criar a situação (empresa), os atendentes que lá trabalham acham que “é tudo simples, é só aguardar, é só passar lá, é só...” Eles não questionam a empresa, não agilizam, não percebem que podem transformar aquela situação, beneficiando a todos: empresa/cliente e ele próprio, atendente.
Poderíamos justificar que 'eles são só empregados', mas por que seguir tão bovinamente as instruções?



Quem é pró-ativo, se antecipa aos problemas, e, principalmente, fornece SOLUÇÕES !! Não tem medo de sugerir, de contornar, de ter atitudes que não vão influir em nada na empresa (que muitas vezes nem sabe de tudo isso que causou), mas pelo contrário, irão melhorar a relação cliente/empresa.
Esse 'cara' tornou público algo que, provavelmente, muitos já passaram e que agora 'manchou' a imagem da empresa para os que não sabiam disso, fez uma propaganda negativa. E agora pra reverter?


Nesse caso específico, acho que nem foi tão grave assim, mas há situações em que é quase impossível desfazer um mal-entendido, principalmente na mídia. Acho que pra uma empresa, pra um negócio, a imagem é tudo! É aquela história de “atirar um grande punhado de penas do alto de um edifício e depois tentar catar tudo...”
No Brasil, temos uma cultura muito deficiente com relação ao profissionalismo, a solução de problemas, e todo mundo acha normal.
Acho que temos um longo percurso pra caminhar ainda, mas tenho esperanças!



Nenhum comentário:

Postar um comentário