quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ANOS 80


Outro dia estava pensando em como o tempo passa rápido. Não sei bem como ou quando aconteceu, mas virei uma senhora. Aliás, a primeira vez que me chamaram desta forma, me assustei. Senhora?! Quem?! Eu??!!
Mas era verdade...E comecei a perceber que meus amigos, que até outro dia eram tão ‘jovens’ quanto eu, todos na casa dos 40 ou 50, também estavam sendo chamados de ‘senhor’ ou ‘senhora’. Por que?! Antigamente, uma pessoa de 40 anos já era considerada ‘velha’, morria logo, mas hoje? Como assim, ‘senhora’ ?
Um dia, um amigo, que também estava na casa dos 40, pouco mais velho do que eu (e, infelizmente, já falecido) estava numa rodinha de conversa em que eu participava e disse ‘na minha juventude...’Quando ouvi essa palavra, me surpreendi, achei um absurdo ele colocar assim, desta forma. Mas, depois, analisando friamente, percebi que sim, ainda éramos jovens, mas que tínhamos tido uma ‘juventude’, época de ‘fazer bobagens’, aprendizado, descoberta...
Nossa! Então já fazia mais de 20 anos que eu curtira os “Menudos”?
“...Por isso caaaanta, daaaaança, griiiiita, uôôôôô
Não se reprima, não reprima, não se reprima...”
Eu tinha 15 anos, e minhas amigas 16 e 17, e assistíamos todos os sábados ao Programa do Gugu, em que eles apareciam. Tínhamos pôsters, revistas e suspirávamos...Minha amiga Eliane era apaixonada pelo hoje, assumidamente gay, Rick Martin. Eu achava o Roy muito lindinho...Fazíamos a coreografia na sala da casa da Eliane e comentávamos o que eles tinham dito em tal ou tal entrevista.
Hoje, meu irmão André ri quando digo carro com ‘vidro fumê’ ao invés de carro com ‘película’. Ué! Não é que mudou mesmo o nome?
Lembro da minha frustração ao ver pela TV o primeiro Rock in Rio e não poder estar lá. Mas eu tinha uma camiseta comemorativa pra me consolar !rs Fui a muitos shows nessa época. As bandas eram muito legais...Quem não curtiu Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, Cindy Lauper, Bonnie Tailler... Lembro muito da cena musical dessa época, por que surgiram muitos cantores e bandas que ainda hoje se perpetuam, sinal evidente de que tinham qualidade...
Quem não teve aquele cabelão, cheio, parecendo uma ovelha? (o meu, liso, passou por um único permanente para ficar com o visual da época). Quem não usou aquelas calças jeans de cintura alta e que, ao vermos hoje, são engraçadíssimas?
Lembro que me vestia toda de preto, na moda Dark, e ia pra balada (que na época deveria ter outro nome) e encontrava amigos e dançávamos uma dança cheia de chutes e jogadas de braços, muito louca...rs
Quem não lembra da comoção do Brasil ao elegermos Tancredo? Da Morte dele? Das Diretas Já?
Quem não lembra dos filmes dos Trapalhões?Íamos a missa aos domingos a noite e era uma correria pra chegarmos em casa, por que meu irmão Alexandre queria ver o Programa dos Trapalhões.
Quem não lembra do cabelo molhado de gel, o new wave?
Do desenho do He-Man e da She-Ha? Do Xou da Xuxa?
Do meu trabalho, lembro das máquinas de escrever e de quando surgiram as primeiras que eram elétricas. Nossa! Que máximo!
E o telégrafo? Ainda existe?
Papel carbono...Nossa! Quanto tempo! Sempre tinha aquela brincadeira com os novatos, pedindo pra que eles buscassem ‘carbono pautado’...e muitos iam atrás mesmo! E a gente ria, ria....
Hoje, me vejo falando dessas coisas pra jovens de 20 anos e aí, sim, sinto que o tempo passou...Mas pra onde ele foi?

CRÔNICA POSTADA EM 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário