sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ESCOLHAS


Recebi um mail outro dia que já tinha lido outras vezes. Mas desta foi diferente. Talvez em função do momento que vivo. O texto fala que todos os dias fazemos escolhas o tempo inteiro, conta uma historinha pra exemplificar e faz refletir.
E realmente é verdade. Quando acordamos pela manhã, temos sempre uma escolha a fazer. Levantar da cama, com que humor, escovar os dentes, pentear o cabelo, tomar banho, se vestir, tomar café da manhã. Cada uma dessas coisas que já parecem definidas como rotineiras, na verdade são também escolhas. Podemos acordar um dia e fazer tudo diferente da rotina. É uma escolha. Nossa. Só nossa.
Há aqueles que dizem que não temos escolha, que precisamos fazer tudo aquilo, que temos deveres, compromissos, responsabilidades. Concordo. Mas e se a gente fizer outras escolhas? O que acontece?
Há as escolhas banais, como essas a que me referi, e as escolhas mais profundas, como uma mudança, uma guinada, na vida. Essas exigem ponderação, reflexão, coragem.
Há pessoas que se arrastam pro trabalho todos os dias, mas não buscam as formas de mudar. Pode parecer utopia, mas EXISTEM outras formas. Há pessoas que mal sobrevivem num casamentro falido ou numa relaçao afetiva qualquer, mas não mudam. De uma forma ou de outra, mesmo não sendo as ideais, foram ESCOLHAS destas pessoas.
Então, quando algo nos acontece (ou deixa de acontecer) muitas vezes ficamos magoados. Seriamente magoados. Isso está acontecendo comigo. Estou magoada. Mas tenho o hábito de racionalizar minhas emoções. Um mecanismo de defesa que me ajuda a entender o que me acontece e por quê acontece. Por isso, fiquei longamente refletindo sobre o assunto que me magoou e busquei no São Google o significado de Mágoa. Tá lá:
Mágoa - o significado de Mágoa é dor, sentimento de tristeza, pesar, desgosto e ressentimento.
A mágoa nasce quando algo que esperávamos não acontece ou algo que queríamos muito não se concretiza. Se a pessoa não consegue lidar com o fato de não conseguir o que deseja e reserva um espaço muito grande em sua mente para isso, esse sentimento cresce.
Às vezes, ganha uma importância muito maior do que o fato em si.
( Valéria M.Oliveira)
De fato, quando estava refletindo sobre o assunto que me magoou, pensei que estava exagerando, talvez, e quando li que “às vezes, ganha uma importância muito maior do que o fato em si”, me ajudou a compreender que na verdade não é o assunto, mas o que ele implica, o que está por trás, que magoa. Por isso, muitas vezes as pessoas acham que a gente faz tempestade em copo d'água, mas não entendem que os fatos falam por si.
A escolha, neste caso, é não me magoar. Não permitir que esses acontecimentos me eprturbem. É me auto conhecer e tentar entender por que me magoei. Talvez seja por que sempre crio muitas expectativas em relação aos meus relacionamentos, às pessoas com quem convivo. Sempre espero demais, espero o que elas ainda não tem condição de dar. Faço um parâmetro comigo mesma, já que aquilo que exijo, é o que tenho condições de fazer pelo outro. Mas o outro não tem.
Aí está a diferença, aí está minha mágoa e aí está minha escolha.
É um processo contínuo, já que aos 42 anos ainda não aprendi a lidar com isso.
Li numa revista uma comparação entre Kate Middleton e a Princesa Diana em que a primeira dizia em relação ao namorado: “ele tem sorte de sair comigo” e a segunda “tenho sorte em ser princesa.”
Percebe a sutil diferença? Vivem a mesma situação, mas reagem de modo diferente e isso é uma escolha.
Assim é com todos os fatos de nossas vidas. Fazemos escolhas diárias e muitas delas pra vida toda.
Mas não nos damos conta disso. Muitos de nós apenas reclama e reclama do vazio de suas vidas, de suas insatisfações, mas é uma escolha continuar assim. Muitas vezes nossas escolhas implicam nas vidas de outras pessoas, mas uma vez que escolhemos, as obrigamos a escolher também.
Quando deixamos de fazer uma escolha que mudará nossas vidas pra melhor, por que isso interferiria na 'felicidade' de outra pessoa, na verdade estamos nos dando superpoderes, como se o outro devesse ser eternamente dependente de nós.
Enfim, são tantas as correlações, os links que podemos fazer, que não cabe tudo numa simples crônica.
O que você escolhe?

CRÔNICA POSTADA EM 02.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário