quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

NÃO TENHO TEMPO


Outro dia perguntava à uma amiga por que ela não fazia determinada coisa e ela me respondeu que “não tinha tempo”. Invariavelmente ela me responde assim.
É cada vez mais curto o tempo de todos nós. Isso se deve aos tempos modernos, em que queremos fazer mais coisas em menos tempo. Com a tecnologia, a gente poupa mais os deslocamentos e faz tudo por internet. Consequentemente o dia se desdobra em mil tarefas, pois com apenas um clique ou um telefonema, em 15 minutos fazemos coisas que poderíamos levar uma manhã, tarde ou até mesmo o dia inteiro! Maravilhoso isso!
Adoro tudo que seja prático e rápido. Gosto de (pra falar num jargão bem atual) 'otimizar' o tempo!
Acho que o tempo deve mesmo ser bem aproveitado. E quando falo de 'aproveitado' não significa somente executar tarefas, mas dos prazeres também, das coisas simples que não devem deixar de fazer parte da nossa rotina.
Não aceito essa 'desculpa' de falta de tempo. Penso que quem não tem tempo é por que não é organizado ou não tem interesse naquele assunto em especial.
Naturalmente, cada um de nós tem suas centenas de coisas pra fazer e, dependendo do estilo de vida de cada um, realmente sobra um espaço bem reduzido pra algumas coisas.
Uma outra amiga minha me mandou um mail contando sobre sua rotina de apenas um dia em sua semana. Observei que, nas 'trocentas' coisas de mulher separada, mãe, trabalhadora, que viaja frequentemente a trabalho, ela consegue encaixar a saída para um sorvete com as filhas, de sair para comprar no fim do dia um presente para uma amiga que estava de aniversário naquele dia, de me mandar um mail, de ir ao salão cuidar do cabelo e das unhas, enfim!
Quando eu estudava e trabalhava, ficava com um tempo muito mixuriquinha, mas sempre lembrava dos aniversários, de mandar um cartão, de fazer coisas carinhosas pelas pessoas, por que me organizava a fim de conseguir o tempo necessário para as amizades.
Para mim, pessoas são importantes. Nem sempre consigo entendê-las, mas gosto de tentar.
É tão fácil a desculpa moderna da falta de tempo...Muitos dizem que não lêem, por que não tem tempo. Seria melhor assumirem que NÃO gostam de ler! Eu não gosto de fazer exercícios físicos e assumo isso. Não digo que não fui caminhar por que não tenho tempo. Pra isso comprei uma esteira e não caminho nela por que chego muito cansada do trabalho, mas principalmente por que não é uma coisa de que goste muito. Prefiro ler. Sei da importância do exercício físico e por isso a compra da esteira, mas não sou hipócrita, nem minto pra mim mesma.
Sempre busquei encaixar as coisas pra conseguir 'tempo' pra tudo.
Não costumo esquecer aniversários, por exemplo. Por que? Não sei, mas acho que por que todos os dias me faço a pergunta: tem alguém de aniversário hoje? Me preocupo por que dou valor. Acho que aniversário é um dia em que a pessoa precisa ser mimada, é um dia especial, só dela. Quero mostrar a ela que ela tem valor pra mim, que lembrei dela por que quis lembrar, me organizei pra isso. Se tenho memória fraca, por que não fazer uma lista dos aniversários importantes do mês e colocar em lugar visível, como a porta da geladeira? Todos os dias crio o hábito, então, de olhar e ver se tem algum naquele dia. Pronto! Só isso! Não uso deste artifício, ainda recorro a memória, mas as pessoas podem criar estratégias pro que realmente importa.
Também gosto de deixar um recadinho carinhoso nas redes sociais que tenho, como o orkut, por exemplo, ou mandar um mail pensando exatamente naquela pessoa. Como faço isso? Simples! Dedico um horário do dia pra me relacionar virtualmente.
Também consigo separar um horário do dia para minhas leituras e para tudo que realmente me interessa. Às vezes demoro a responder um mail, mas não é por falta de tempo ou interesse. Naquele momento não estou com cabeça pra redigir nada, mas 'arrumo' um momento do meu dia, cedo ou tarde e respondo ao mail.
Acho que o segredo, então, é o interesse real nas pessoas e coisas e a organização.
E aí? Teve tempo para ler essa crônica?
Então estás no caminho certo! Já sabe aproveitar o tempo....


CRÔNICA POSTADA EM 18.08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário