sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GOSTAR DE LER


Lembro de estar por volta dos 7 anos e ainda não saber ler corretamente e aquilo me dar uma aflição! Lembro de passar de ônibus pelos outdoors e tentar ler, mas o ônibus passava velozmente (pra essa leitora iniciante) e eu não conseguia decifrar o que estava escrito. Cada vez que o ônibus passava pelo mesmo outdoor, lá ia eu tentar ler, mas mal conseguia passar da primeira palavra. Também não lembrava dela depois, pra poder ler a segunda numa próxima viagem e assim ir 'adiantando' a leitura...
Meu pai começou a me trazer gibis da Luluzinha e afins e eu simplesmente amava receber aqueles livrinhos, cheios de gravuras. Na escola, quando iniciava o ano, ganhávamos o livro de português que nos acompanharia pelos dois semestres seguintes. Eu levava meu tesouro pra casa e lia todinho em uma semana! Depois tinha que passar o restante do ano repetindo aquelas histórias na escola, pois muitas vezes as lia mais de uma vez em casa e, no fim, já estava até meio enjoada de ler aquilo.
A medida que fui crescendo, descobri a biblioteca. Foi um verdadeiro achado! Por essa época já morava em Biguaçu e todas as semanas ia lá renovar os livros. Era uma biblioteca graciosa, uma casinha pintada na cor bege que ficava bem no centro da praça. Li toda a coleção do Monteiro Lobato sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo e muitos outros livros até acabar a sessão infantil. Pronto! E agora? O que fazer? Comecei a ler alguns da sessão de adultos, mas não era a mesma coisa. Minha prima Glorinha me levava pra passear na casa dela e me dava um monte de livrinhos. Eu amava ir na loja escolher. O filme Matilda (daquela menina que tem poderes mágicos) me fez lembrar muito de mim mesma na infância com relação a leitura. Na adolescência comecei a ler aqueles romances açucarados, tipo 'Sabrina', 'Bianca' e afins. Lembro de arrumar a cozinha rapidamente pra, numa tarde, ler um romance daqueles de pouco mais de 100 páginas.
Depois que comecei a trabalhar, comecei a comprar meus próprios livros e aí, sim, me senti 'em casa'.
Li numa revista esta semana que a Dilma, a presidente, adora ler e que tem o costume de cheirar as páginas dos livros, principalmente quando é novinho. Faço a mesma coisa e achava que era uma mania só minha...
É uma pena que os livros no Brasil sejam tão caros...mas é uma delícia ir numa livraria e poder passar pelos títulos, meio enlouquecida, sem saber o que escolher...Leio qualquer coisa, meu gosto é bem eclético, mas tenho preferência por biografias e história.
Quando compro o livro, fico olhando pra capa, deslizo os dedos quando tem alto relevo, abro e cheiro, leio as orelhas, a contracapa...Tudo isso faz parte do ritual da aquisição.
Sinceramente, não entendo muito bem alguém não gostar de ler, ter preguiça, mas ao mesmo tempo me penalizo desta situação, por que a pessoa não sabe o que está perdendo. Acho impossível alguém não gostar de ler nada, nada. Talvez não tenha lido algo de que gostasse, talvez por isso seja assim.
Ler não só abre os horizontes, amplia a visão, informa, mas também nos faz ter horas de 'viagem'. Uma pessoa culta, bem informada, sem dúvida sempre tem mais assunto e assuntos interessantes, não apenas o crime que passou em todos os telejornais ou sobre o participante daquele famoso reality show. Consegue se expressar melhor, seja falando ou escrevendo, também. Tem mais facilidade de compreensão, do subjetivo.
Ler amplia a capacidade intelectual de qualquer um, bem como torna a vida mais prazerosa.
Foi com grande satisfação que introduzi minha sobrinha de 5 anos, a Ana Luíza, no mundo das letras. Desde muito pequenininha dei a elas muitos livros e, na primeira vez que fomos a uma livraria, fiquei muito orgulhosa de ela ter exatamente a mesma reação que eu: enlouquecer diante dos muitos títulos!
Ao longo do tempo passei a fazer reciclagem dos meus livros, e aqueles titulos que não irei ler mais, os romances principalmente, ou aqueles que não me interessam mais, seja por qualquer motivo, faço doação.
Acho que o conhecimento deva ser repassado. Tenho ciumes dos meus livros e já emprestei muitos que não voltaram, ou mesmo voltaram estragados. Alguns compro de novo, outros já não é mais possível e aí me entristeço.
Tem pessoas que tem paixão por carros, outros por sapatos e eu por livros.
Tanto que sempre que estou lendo uma revista, tenho próximo uma caneta e um bloquinho, pra ir anotando os titulos que são mencionados na matéria e que, se me interessarem, comprarei mais tarde. Nos aniversários e natal, sempre peço alguns de presente.
Também gosto de ir sublinhando ou destacando os trechos interessantes da leitura, por que aquilo reforça o aprendizado, internaliza o conhecimento. Às vezes pego aquele livro e releio somente o que sublinhei, como numa leitura dinâmica improvisada.
Não me assusto com o tamanho de um livro, com as muitas páginas. Pelo contrário! Muitas vezes é exatamente isso que me atrai. E quando a leitura termina, parece que um amigo está indo embora. Dá uma ansiedade em terminar, mas também uma peninha por estar acabando aquele contato diário...
Sempre separo uma meia hora no fim do dia pra leitura, antes de dormir. Não leio somente livros, mas revistas, jornais e até papel de bala, bula de remédio...
E como foi a tua leitura até aqui?
Agora que está acabando, que tal pegar aquele livro meio esquecido, que te propusestes a ler e nunca tens 'tempo'?
Por falar nisso, acho que vou agora dar um rolé pelas páginas das editoras na internet. Quem sabe não tem algum livro saindo do forno?
Hum?? Se animou? Que tal?

CRÔNICA POSTADA EM 21.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário