quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

QUANDO AS APARÊNCIAS ENGANAM...


Ver além das aparências é praticamente um dom. Envolve sensibilidade e muita observação.
Quem tem 'olhos de ver', como eu costumo dizer, consegue enxergar além do óbvio, ' ler nas entrelinhas' . São pessoas com um alto grau de inteligência interpessoal, que conseguem 'captar' o outro em sua essência. De acordo com uma pesquisinha rápida na internet, para melhor exemplificar isso, está lá:
A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas. Acredita-se que em crianças se apresenta para fazer distinção entre pessoas e posteriormente se apresenta como percepção das atitudes e das intenções destas.”... “Como todas as outras formas de inteligência, a inteligência interpessoal é desenvolvida e trabalhada nos professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos para conseguirem alcançar empatia de pessoas subordinadas a eles”.
Então, podemos perceber que pessoas que tem esta capacidade de 'sentir' o outro, podem usar isso de forma positiva, como os psicólogos, por exemplo. Eles usam para conseguir entender o outro e ajudá-lo. Mas há também aqueles que usam isto para manipular.
É muito comum encontrarmos pessoas assim em todas as esferas e, muitos de nós, em algum momento, também fazemos isso muitas vezes sem perceber.
O vendedor, que 'estuda' seu possível cliente para saber encantá-lo, saber envolvê-lo, se utiliza disso, além do seu poder de persuasão. O político também. Um artista (cantor, ator, apresentador, etc....) idem.
Acho que o que me incomoda é mesmo a manipulação. Não suporto ver pessoas envolvendo outras com seu charme, seu humor, sempre concordando. Nada contra quem faz isso naturalmente, que nem percebe que está encantando, sendo carismático. Mas detesto ver pessoas falando o que o outro quer ouvir apenas para envolvê-lo, manipulá-lo. É muito comum, mas sempre me choca, por que usam a vaidade alheia, a carência de elogios, para que o outro goste dele e tirem vantagem em algum momento. É claro que essa pessoa não é só 'esperta', mas igualmente carente e desejosa de aceitação, aprovação.
E me surpreende que as pessoas não percebam isso! Talvez por que quem está envolvido pelo outro tenha sido envolvido justamente por que tenha fraquezas como a vaidade, a insegurança, a necessidade de sentir-se aceito. Ele/ela não vê, por que na verdade não quer ver.
Ou até vê, mas é conveniente pra ele (inconscientemente ou não) 'fazer ' vista grossa' .
Quem tem inteligência interpessoal aprende isso na prática, no dia a dia, na observação do outro, de seus interesses. Meninos e meninas de rua são ótimos nisso. Sabem exatamente quem abordar para pedir esmola, lanche, essas coisas...percebem o jeitão de cada um, suas expressões, seu jeito de andar, de se vestir e 'sentem' quando ali pode 'render' alguma coisa.
O outro, aquele que sempre usou de sua inteligência interpessoal pra manipular, sempre foi daquele jeito. Mas quem é manipulado não percebe ( ou não quer perceber) e muitas vezes, quando o faz, se surpreende e se decepciona, nem quer acreditar, muito menos se for outra pessoa que o alerte.
Realmente 'sentir' o outro, seu tom de voz, seu olhar, suas expressões, sua postura, seu vestir, tudo isso revela muito de cada um, mas incrivelmente tem gente que não nota.
Se quem tem a tal inteligência interpessoal usar isso positivamente, para o bem, pode ajudar muita gente, por que simplesmente sabe como abordar o outro delicada, mas sinceramente. Preocupa-se quando percebe que o outro mudou, que tem alguma coisa errada com ele, apenas por alguns desses sinais que mencionei.
Tem gente que percebe, mas apenas quando conhece muito bem a outra pessoa.
E tem gente que percebe em todo mundo, o que significa que é pessoa sensível e amorosa, atenta ao bem estar alheio.
De qualquer modo, mesmo quem manipula, quem envolve o outro, em algum momento está ajudando-o, mesmo que seja apenas pra ' despertá-lo ' .
2012 está chegando. Quem sabe possamos, neste novo ano, também despertarmos em muitos sentidos...

CRÔNICA POSTADA EM 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário