sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MAIS DO MESMO


Já reparou como o jornalismo se repete?
Todo ano é a mesma coisa: quando entra o horário de verão, e o relógio atrasa em 1 hora e depois voltamos ao horario original, lá vem a reportagem sobre 'o que você está achando do horário de verão?” Aí, inevitavelmente mostra as pessoas bocejando, cochilando em lugares públicos, como praças e ônibus, e depois mostra as pessoas se exercitando ou bebendo um chopp, aproveitando aquela hora a mais.
Cena 2: o comércio estende seu horário nas semanas que antecedem o natal e lá vem reportagem sobre 'o que você vai dar de presente no natal? O que está achando dos preços?' Falam das promoções ou então sobre as dívidas no cartão de crédito, lembrando que o mês de janeiro é o mês em que as pessoas tem mais despesas, como IPVA ou material escolar, etc.
Aí a reportagem vem cheia de sugestões de presente ou como fazer uma ceia mais barata. As pessoas entrevistadas quase sempre dizem que ainda não compraram o presente e vão deixar pra última hora ( e o repórter diz que brasileiro é assim mesmo). Essas reportagens quase sempre são feitas em shoppings (que sempre sorteiam carros) ou em ruas conhecidas de comércio, como a rua 25 de Março.
Depois do natal, vem sempre a reportagem sobre o que fazer com os restos da ceia, principalmente com o peru, e a sugestão é uma farofa ou um salpicão (que sempre fica 'muito diferente' e 'delicioso'). Também falam das trocas e dos 'micos' que as pessoas passam, dando presentes que não tem a cara das pessoas, como elas achavam, ou erraram o tamanho. Ainda lembram que o comércio não tem a obrigação de trocar as mercadorias, mas por cortesia e acordo de cavalheiros, sempre trocam. Também sempre tem a reportagem alertando sobre compras pela internet e reclamações ao Procon sobre empresas que não entregaram as mercadorias na data prevista.
Sem falar no 'Amigo Oculto' (pra eles, por que pra nós aqui em Santa Catarina é Amigo Invisível) em que eles sempre dão sugestões de presente e também fazem com os famosos. Ainda tem o Papai Noel que a gente tenta descobrir quem é (e é um outro famoso) e a decoração de Natal.
Tudo igual. Todo ano!
Tem ainda as supertições de ano novo, as cores das roupas da virada, as dicas para 'quem vai pegar a estrada', preços e dicas de hotéis e pousadas ou destinos turisticos. Mostram os mega engarrafamentos ( principalmente na saída de São Paulo), as pessoas nos aeroportos e rodoviárias, dos atrasos e de que a pessoa vai ter que passar o reveillon 'na estrada'.
No dia seguinte, já ano novo, mostram as comemorações no mundo todo, quem foram os primeiros bebês a nascer, quem trabalha na virada e comemora como pode, os acidentes rodoviários, as praias sujas dos restos da festa ou então, ao contrário, mostra pessoas que levantam cedinho pra correr na praia ou no calçadão e encontram 'os garis deixando tudo pronto para os turistas curtirem o feriadão'.
Depois desse release sobre como serão as reportagens televisivas, já adiantado, teríamos ainda como falar das outras datas importantes, como carnaval, começo das aulas, fim do horario de verão, páscoa...e por aí vai, mas deixamos a critério deles para que nos ' surpreendam !” (pelo menos uma vez).

CRÔNICA POSTADA EM 05.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário