sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TRÂNSITO III



Já falei alhures aqui sobre trânsito. Mas vou abordar esse assunto mais uma vez por que não consigo me conformar o quanto anda (literalmente !) difícil se locomover por aqui.
Moro num município e trabalho em outro. Fazia esse trajeto (4 vezes por dia) sempre em 20 minutos, mas foi aumentando para 40 minutos e agora já tem chegado a 1 hora. Tenho saído cada vez mais cedo de casa e chegado cada vez mais tarde. Em dias de chuva, se for nos horários de pico e início ou fim da semana, o tempo triplica.
Numa sexta feira dessas saí de uma consulta médica no centro de Florianópolis no fim da tarde (18:00h), bem na hora do rush, e peguei engarrafamento em 3 pontos ao longo do trajeto até minha casa e só cheguei após 1 hora e meia!!
Naturalmente fiquei exausta, moída, irritada...A gente vai aprendendo rotas alternativas, 'rotas de fuga', para poder escapar de tanto trânsito, mas os outros motoristas também conhecem essas rotas e engarrafam do mesmo jeito. Tem lugares que dá um nó e ninguém consegue sair. A briga pelo seu espaço, para fugir daquilo ali, faz as pessoas mostrarem seu lado mesquinho e egoísta.
Mesmo com tantos exemplos negativos, continuo mantendo meu lado humanista e procuro ser gentil no trânsito. Percebo que os outros motoristas se dividem em duas categorias: aqueles que acabam repetindo meu gesto e aqueles que ficam muito bravos comigo. Meu lado sádico se diverte com a ira deles.
Nesta semana fiz uma manobra arriscada para não bater num outro carro que freou bruscamente. Olhei rapidamente pelo retrovisor antes de mudar de faixa e, como não vi ninguém, instintivamente, muito rápido, fiz a mudança. Alguns metros a frente passou por mim uma kombi e o passageiro fez gestos que até agora não entendi. A única coisa que posso imaginar é que devo ter cortado a frente dele de algum modo naquela manobra e ele estava me xingando com gestos obscenos. Mas também pode nem ter nada a ver com isso...Vai saber!
Tenho tentado me manter calma, mas na maioria das vezes fico estressada com os engarrafamentos, principalmente quando tenho um horário marcado ou preciso chegar ao trabalho. Minha escolha ultimamente tem sido sair cada vez mais cedo e ouvir música de relaxamento.
Nossa cidade não tem infraestrutura para tanto carro! (Acho que eles copulam durante a noite e no dia seguinte já estão multiplicados!) Isso sem falar nos estacionamentos, cada vez mais lotados e mais caros.
Florianópolis explodiu na mídia há alguns anos atrás e cresceu desordenamente, além de muitas pessoas terem comprado carro quando o preço ficou mais acessível.
Essas provavelmente são as explicações, mas o difícil é vivenciar isso: não morar numa metrópole e ter um trânsito compatível com uma...

CRÔNICA POSTADA EM 23.09.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário