quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

POR QUÉ NO TE CALLAS?


“Medíocres são encontrados em todas as camadas sociais, etárias e signos do zodíaco. Nem Cristo os esqueceu. “Bem-vindos os pobres de espírito, deles será o reino dos céus”, aliás, devidamente corrigido por Jorge Luís Borges, bruxo de extremo bom senso, que conclui: “Já os pobres de espírito não vão para o Paraíso porque não o compreenderiam”. Márcia Denser (Escritora, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora de literatura e jornalista.
Pincei a frase acima de um site, justamente por que buscava o real significado da palavra mediocridade.
Outra frase que ouvi por aí e gosto de repetir é “ a ignorância é uma benção!”
Elas andam sempre juntos: mediocridade e ignorância. Seriam parentes? Pode um ignorante não ser medíocre? E um medíocre também já não é um ignorante? E ambos não são igualmente exasperantes?
Quando preciso conviver com pessoas assim, me divido entre a pena, a compaixão, e a irritação, a impaciência, a intolerância. Outro dia falava sobre preconceitos, mas me descubro preconceituosa quando lido com pessoas ignorantes e/ou medíocres.
São pessoas obtusas, mente limitada, que até mesmo ao contarmos uma piada precisamos dizer onde está a graça, em que ponto ela deverá rir. Tem coisa mais chata que isso? E a paciência que exige da gente?
Quem é medíocre não se indigna com nada, ou talvez, apenas com coisas bobas. O medíocre é, antes de tudo, um ridículo.
Os medíocres em cargos de liderança, por exemplo, não sabem de nada, mas gostam de parecer que sabem de tudo e dizem cada bobagem... Sinto vergonha alheia! Tivemos um exemplo recente, o do ex-Presidente da República.
De acordo com estudos, possuímos 8 tipos de inteligência: Lógico matemática, linguistica, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial.
Destas, pode-se observar que o Lula possui a Interpessoal “expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos, e professores.” Ele tem, sem dúvida uma capacidade fora do normal, um carisma, que o faz vender areia num deserto. No entanto, é difícil compreender isso, por que quem o ouve falar, percebe o quanto seu discurso é vazio, cheio de promessas e falho. As comparações que ele sempre fez com futebol, a maneira de ele explicar as coisas me envergonham, sinceramente.
O Rei da Espanha perdeu a paciência, certa vez, com um deles e disse uma frase que entrou pra história: “Por qué no te callas?”
O interessante é que uma pessoa medíocre, dificilmente consegue se reconhecer assim (talvez por motivos óbvios...). O medíocre normalmente é teimoso, é prolixo, não consegue ser prático (muito pelo contrário, ele sempre dificulta as coisas), não gosta de aprender (é preguiçoso), é impulsivo, é acomodado, é rígido, é desnecessariamente detalhista (geralmente nas coisas mais idiotas) e um diálogo com ele torna-se uma verdadeira guerra de nervos! Principalmente se algo precisa ser mudado. Ele custa a compreender e aceitar uma mudança e não entende (ou não quer entender) o que lhe explica quem entendeu.
O medíocre tem resistência ao novo, como já disse, e tem muita preguiça em aprender. Limita-se sempre ao já conhecido, mas muitas vezes nem ao básico. Gosta muito de perguntar aos outros coisas bobas, que ele já deveria saber, tais como número de telefone, por exemplo. Sua curiosidade é sempre por mediocridades, banalidades.
Já o ignorante é tudo isso, mas talvez um pouco mais 'esperto'. No entanto, ele é grosseiro. Bom, o medíocre também é (grosseiro), em termos...
Ah, já nem sei! Eles acabam por fundir-se ou confundir-se!
Pra reconhecer um medíocre é extremamente fácil. Com poucos minutos de conversa ou uma convivência mais estreita por pouco tempo já nos dá bem a dimensão do que temos pela frente. Cabe a nós, então, duas alternativas: ignorá-lo ou despertá-lo.
Por toda experiência que tenho tido com tipos assim, já descobri que a primeira alternativa é sempre a menos cansativa e mais viável...
Medíocres do todo mundo uní-vos! E o mundo será governado por um tirano...

CRÔNICA POSTADA EM 22.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário