sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MUDANÇA DE HÁBITOS



Por problemas de saúde precisei consultar uma nutricionista e ela me repassou uma dieta personalizada. Com isso precisarei fazer uma reeducação alimentar séria, mudar hábitos. Aí é que está o problema. Comecei ontem a dieta e já esbarrei no primeiro obstáculo: mudar.
Quando, por imposição do destino ou por vontade própria, precisamos fazer mudanças em nossa vida, abandonar velhos hábitos e nos adaptar a outros, para que haja essa transição, é necessário, acima de tudo, compreensão dos motivos que nos levaram até ali e disciplina, persistência.
Quem precisa ser persistente, precisa também de outra qualidade: ser paciente, aguardar pelos resultados. Deste modo descobri por que não consigo ser persistente. Simplesmente por que não sou, também, paciente.
Um conhecido meu abandonou o vício do cigarro. Quando eu soube (por outras pessoas), intimamente comemorei e admirei sua determinação, além da iniciativa. Ainda cheguei a pensar que devia ter sido alguma resolução de ano novo, algo assim. Mas, descobri depois que ele havia feito isso em função de um problema de saúde. Talvez ele até desejasse essa mudança, mas só conseguiu quando se sentiu pressionado pela doença. É também o meu caso.
Sempre tive hábitos saudáveis e buscava ler tudo sobre saúde, alimentação,exercícios. Por uma série de fatores, isso foi se perdendo ao longo de minha vida e comecei a, além de não manter esses hábitos, ainda por cima a desenvolver outros (nocivos), como tomar refrigerante, principalmente durante as refeições. Também parei de fazer exercícios e aí fui ladeira abaixo.
Por causa da saúde, me vi obrigada, como meu conhecido, a mudar esses hábitos. Como desejo e preciso de resultados, estou determinada a seguir fielmente a dieta.
Mas dieta, diferentemente de regime, não é apenas seguir uma lista de restrições. No regime, a pessoa quer emagrecer. Na dieta, ela precisa compensar o que está errado na alimentação. Isso acontece com quem tem diabetes, colesterol alto, problema renal, enfim! O meu problema não passa por nenhum desses, mas tenho deficiência nutricional, além de restrições alimentares por outros problemas, como intolerância a lactose e gastrite. Enfim!
Pra quem se acostumou a ingerir líquidos durante as refeições, foi muito estranho meu primeiro dia sem eles. A comida não descia e fiz um esforço para continuar. Mas me senti muito bem após a refeição desta maneira, e percebi que tudo é só uma questão de tempo até incorporar esse novos hábitos. Por isso as mudanças precisam sempre vir de dentro. Mesmo quando se tornam um impositivo da vida, quem decide, realmente, se vai mudar, somos nós.
Conheço pessoas que tiveram doenças seríssimas e, mesmo assim, continuaram levando a mesma vidinha de sempre, sem notar que aquilo já era um chamado para a mudança.
A depressão faz isso também. Quem fica deprimido está inconscientemente dizendo que quer mudar, mas não tem coragem.
Boa sorte pra mim,então, nessa mudança de hábitos!

CRÔNICA POSTADA EM 27.09.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário