quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BLOGUEIRA


 
Neste ano me vi ' blogueira' de um momento pro outro. Sempre gostei de escrever : de lista de compras à redações, diários, primeiros capítulos de livros (que logo abandonei) e por aí vai.
Nunca levei isso à sério, apenas tinha a vontade de canalizar emoções, sentimentos e pensamentos.
Há um tempo atrás comecei a amadurecer a ideia de ter um blog, pra fazer algo mais, digamos assim, ' profissional '…
Levei um bom tempo pensando sobre isso e não quis me deixar influenciar por outros blogs, queria desenvolver algo próprio, algo com mais a minha cara, meu estilo.
Não costumo escrever pouco (sempre sou muito prolixa) e não gosto muito de ler textos curtos também, talvez por isso não quis 'copiar' nenhum blog. Aproveitei apenas a ideia.
Bom, decidida a parte de escrever, restava o tema. Sobre o quê ? Esse também sempre foi meu dilema pra comçar a escrever um livro. Precisava de inspiração constante, quase diária, que não se esgotasse nos primeiros capítulos. Quando pensei que não queria fazer um diário virtual, como o nome sugere, mas expressar pontos de vista, observações, ficou mais fácil.
Um contratempo, uma música, uma conversa, uma cena, uma foto, um programa de televisão, dirigindo, ou até tomando banho, me inspiram e delineio as primeiras frases em pensamento. Pronto! Nasceu a crônica!
O passo seguinte é procurar uma imagem que traduza o que quero dizer. A dúvida, às vezes, é decidir qual imagem usar, por que gosto de várias.
Muito bem, tudo pronto, escrever é relativamente fácil e sai, quase sempre, de uma tacada só, parando aqui e ali pra mudar palavras e/ou expressões pra que o texto fique mais harmônico e bonito. Me policio nas concordâncias (que tenho mais dificuldade), na repetição de termos e na digitação ( que, apesar de rápida, sai sempre com as letras trocadas, invertidas) mas o resto é moleza...
Quando se decide fazer algo assim, escrever sobre opiniões, sentimentos, pensamentos, estamos nos desnudando, 'dando a cara pra bater' , como se diz, nos expondo.
Muitas pessoas que lêem meu blog não gostam de deixar comentários lá, mas me escrevem ou falam pessoalmente sobre o que leram. Quase todos gostam dos textos bem humorados. Provavelmente por que é mais leve ler algo assim, dar risada, descontrair. E tem aqueles que criticam meu ponto de vista sobre alguma coisa. São poucos o que fazem isso e sei que tem muitos que acham a mesma coisa, mas preferem o silêncio. Talvez pra não ' ferir suscetibilidades', suponho. Mas gosto quando me falam exatamente o que acharam, se posicionam. Posso descobrir como aquilo foi entendido pelo leitor. Posso também ouvir outros pontos de vista, deste modo. Não quero só os elogios, mas a opinião sincera.
Não escrevo pra ser 'aprovada', aplaudida, pra que concordem comigo em tudo. Escrevo pra me expressar. Escrevo pra fazer pensar. Pra pensarmos juntos.
Acho que a pessoa que escreve o que pensa deve ter muita segurança, muita certeza daquilo que está dizendo. Mesmo que seja uma bobagem, é a opinião dela, pelo menos naquele momento.
Sei que sou muito severa e, às vezes, rígida, inflexível, no meu pensar. Isso faz parte da minha personalidade e procuro me corrigir, mas como tenho uma tendência muito grande pra me irritar e me indignar, acabo reagindo às situações. Depois descrevo aqui no Blog o que aconteceu e isso me traz alívio. Sou também muito franca e falo exatamente o que penso, mas também isso tenho corrigido, por que sei nem tudo deve ser dito. Acho que meu senso de humor me salva, por que é uma forma divertida de ver as situações.
O blog começou em Fevereiro de 2011 e espero mantê-lo por muito tempo ainda.
Assunto, certamente, não faltará.

Andréia

CRÔNICA POSTADA EM 22.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário