quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

NADA ALÉM DA VERDADE !



Está lá, nos julgamentos, a frase sempre pronunciada antes dos depoimentos: “jura dizer a verdade, somente a verdade, nada além da verdade?”
Por que eles dizem isso? Por que há a possibilidade, sempre presente, de mentirem. Por isso precisam fazer um juramento. Ou seja, sempre se pressupõe que as pessoas costumam mentir.
Costumo ser sincera. As vezes até demais e chamo isso de 'sincericídio', por que é quase um suicídio dizer a verdade em certas ocasiões (lembra do super sincero, do quadro do fantástico?).
Pois bem! Dizem que sou autêntica e procuro realmente ser. Talvez por isso, fico chocada com a falsidade.
Simplesmente não entendo quando as pessoas falam de alguém pelas costas e no momento seguinte estão lá, agradando aquela mesma pessoa. Todo mundo pode ter uma opinião sobre algo, sobre alguém, mas o que não acho certo é se criticar alguém e no momento seguinte tratar a pessoa com excessos de gentileza. Penso que fazem isso por culpa. Sabem que é errado falar mal do outro e, por sentirem culpa, principalmente se desconfiam que a pessoa descobriu, adulam pra aliviar essa culpa. São pessoas que não conseguem assumir o que fazem, nem o que dizem. São pessoas que precisam se sentir aceitas e por isso, fazem o 'jogo-do-contente', fingindo o que não sentem, serem o que não são.
Isso me dói. Dói muito, por que acho uma covardia.
Por que é tão difícil assim ser a gente mesmo? Por que é tão difícil falar a verdade?
Por que a necessidade de agradar a um chefe, por exemplo, se a pessoa o odeia? “Ah, por que dependo do emprego”. Mas por que simplesmente não ser neutra? Por que a necessidade de adular?
Quando não gosto de alguém, não começo uma campanha de difamação ou do 'contra aquela pessoa', mas sou mais fria e apenas educada, cumprimentando-a, muitas vezes sem nem mesmo um sorriso.
A minha vida inteira tenho tentado entender as pessoas que me cercam. Estudei Psicologia para entender o ser humano, mas tem sido tão difícil...Talvez por que as vezes até as entenda, mas não aceite certas coisas, certos comportamentos...
Em minhas relações sociais me surpreendo o tempo todo com a falsidade, seja para comigo mesma ou para com os outros. Sorrisos que não chegam aos olhos, tons de voz que desdizem o que lhes vai no coração, beijos, abraços e carinhos que sinto cortarem a pele de tão frios e sem sentimento, sem VERDADE.
E como é bom poder confiar em alguém, não? Como é bom sentir que o outro nos fala a verdade.
Mesmo aquela verdade que machuca, se sincera, se mostrando o que de fato a pessoa sente ou pensa, nos faz refletir.
A falsidade é típica dos fracos. Daqueles que covardemente atacam o outro pelas costas. Como dizia, todo mundo fala de todo mundo, todo mundo tem uma opinião sobre o comportamento de alguém, a roupa de alguém (aliás, existe coisa mais brega do que comentar roupa?), sobre o que fulano disse ou quis dizer. Acho ótimo que a pessoa tenha a sua opinião sobre algo, na verdade, por que essa pessoa se posiciona. Mas o que acho 'o fim' é a adulação depois da 'facada'.
O engraçado é que todo mundo sempre acha que o falso é sempre o outro. Ele próprio nunca é falso.
Tanto, que o outro nome pra fofoca é “estou apenas fazendo um comentário” ...
A fofoca é filha da maledicência, que por sua vez é anda sempre de mãos dadas com a falsidade...
Ih, quero distância dessa família! Tô fora, maluco!

CRÔNICA POSTADA EM 11.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário