quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LILÁS SEQUINHO



Hoje, pela manhã, observei que uma amiga, colega de sala, estava usando uma bela blusa de lã na cor CINZA. Quis fazer um elogio, pois achei que aquela cor combinava perfeitamente com sua tez. Outra amiga, na mesa ao lado, concordou em gênero, número e grau com minha observação e enaltecíamos o quanto é importante o elogio, ao invés de as pessoas apenas criticarem como costumam fazer, quando, pra nossa surpresa, eis que ela diz que sua blusa é na cor LILÁS SEQUINHO.
Desconhecíamos o que fosse o tom de lilás 'sequinho' naquela blusa, mas sendo mulheres, entendíamos a variedade infinita de tons que uma cor possa ter e não questionamos o 'sequinho', mas o FATO de a cor ser...lilás! Perplexa, bocas ainda abertas diante do inusitado, não nos conformamos e pusemos-nos a indagar de cada um que entrava na sala qual era cor da blusa cinza que nossa amiga usava usava. Era muito divertido quando ela, ainda esperançosa de ter uma concordância com sua cor recém 'descoberta', fitava seu interlocutor com olhos ansiosos. A pessoa, invariavelmente, exitava um pouco, talvez com medo de errar, de não conhecer as cores, mas dizia CINZA.
Depois que lhe dizíamos qual a cor que ela 'inventara' pra sua blusa, eles nos olhavam com perplexidade e aí, sim, num misto de indignação e certeza, AFIRMAVAM que era cin-za.
Ela tentou de tudo: primeiro de que éramos daltônicas ou precisávamos de um oftamologista. Depois, que as pessoas questionadas eram homens e não entendiam de cor ( o que nós, mulheres, concordamos unanimemente).
Resolvemos abordar, então, mulheres. Outra colega entrou na sala e nós perguntamos e ela disse com todas as letras: essa cor é, com toda certeza, CINZA. Caímos na risada.
Nossa amiga desceu até a recepção e eu liguei para lá e pedi que a recepcionista elogiasse a bela blusa cinza dela. Mas ela desconfiou e nem a deixou terminar...
Tivemos 17 votos de que a cor fosse cinza !
Houve ressalvas: ela tentou cooptar um colega recém chegadao na sala e, quando ele se aproximou de sua mesa, ela sussurrou a cor que ele deveria dizer e ele disse : é um lilás...não-sei-o-quê. Mas voltou-se pra ela e sussurrou de volta: mas é cinza, né?
O chefe foi a única pessoa que concordou com ela...
Por fim ela achou por bem tirar a blusa e guardá-la.
Quando chegou em casa, ela ainda não se conformara e perguntou ao incauto marido qual a cor da blusa que vestia e ele respondeu o óbvio: CINZA!
E pensar que tudo começou por um elogio...

CRÔNICA POSTADA EM 20.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário